Roman Paska – Dead Puppet

EUA

Schoolboy Play
TEATRO NACIONAL D. MARIA II Sala Garrett
28 e 29 de Maio às 21h30

Autoria e encenação: Roman Paska Actores-manipuladores: Roman Paska e Gabriel Hermand-Priquet Cenografia e figurinos: Roman Paska e Donna Zakowska Desenho de luz: Stephen Strawbridge Desenho de Som: Paul Prestipino Fotografias: Nick Mangafas Técnica: Mista Público-alvo: M/14 Duração: 70 min. Idioma: Inglês

Schoolboy Play or “There is no Subject” - Roman Paska imagina na sua “peça de marionetas” um encontro entre Wittgenstein e Hitler.

Duas das personalidades mais significativas do século XX, Ludwig Wittgenstein e Adolf Hitler, terão sido colegas de escola em Linz, na Áustria. Roman Paska inspirou-se nesta ideia, para a produção do seu novo espectáculo, criado para Linz 2009, Capital Europeia da Cultura.

Em Schoolboy Play evoca o imaginário de uma escola de rapazes, entre um colégio interno inglês e um liceu na Europa Central, na viragem do século XX. Apresenta um grupo de três estranhos rapazes-marionetas que, inspirados pelo fascínio comum por mundos exóticos encontrados na literatura, desde histórias populares, de aventuras, detectives e até Shakespeare, retratam estranhos e diversos momentos das suas vidas fantasiosas… mas enquanto duas das três personagens marionetas parecem figuras históricas e ícones, a peça centra-se, com bastante humor, nas dores de crescimento e nos pequenos dramas existenciais da misteriosa terceira personagem, que, utilizando uma frase de Wittgenstein, “can hardly be said to exist”.

Schoolboy Play tem texto, encenação e manipulação do nova-iorquino Roman Paska, que volta a apresentar um interessante projecto artístico, estabelecendo novas relações entre imagens projectadas e objectos animados. Considerado um dos maiores marionetistas, perfeccionista e minucioso, recria-se em cada momento, em cada sequência, no detalhe, o que dota os seus espectáculos de um peculiar realismo mágico.
Um momento especial, a oportunidade de conhecer um dos maiores mestres do teatro de marionetas contemporâneo no âmbito do FIMFA Lx10… a não perder!

O nova-iorquino Roman Paska é realizador, escritor, encenador e marionetista. Ocupa um lugar extremamente importante no teatro contemporâneo de marionetas, integrando, frequentemente, vídeo e marionetas em produções que ganharam numerosos prémios internacionais. Criou a sequência inicial e as maravilhosas marionetas do filme “Illuminata”, de John Turturro, com a qual ganhou um prémio da UNIMA, para além de ter dirigido “Souls of Naples”, também com John Turturro, e ter colaborado com Steve Reich, entre outros. Desde inícios dos anos 80 que criou e actuou com diversos espectáculos a solo, inspirado pelo teatro de marionetas da China, Japão e, muito especialmente, da Indonésia. As suas produções têm sido desenvolvidas debaixo de duas designações, Theatre for the Birds e, mais recentemente, Dead Puppet. Estes projectos incluem as suas próprias peças “The End of the World”, “Dead Puppet Talk” e “Beethoven in Camera”. Encenou "Dreamplay", de August Strindberg, no âmbito do seu centenário, no Stockholm Stadsteater. Foi director do Institut International de la Marionnette em Charleville-Mézières, França. Recentemente realizou o filme “Rehearsal for a Sicilian Tragedy”, um documentário poético com John Turturro, que estreou em Setembro passado, no Festival de Veneza.
Vídeos: Roman Paska - Dead Puppet (excertos de outros espectáculos)



Sem comentários: