Circolando

Portugal

Paisagens em Trânsito
MUSEU DA MARIONETA
12 de Maio às 21h30

Criação e interpretação: Patrick Murys Colaboração na encenação e dramaturgia: André Braga e Cláudia Figueiredo Composição musical: Luís Pedro Madeira e Isabelle Fuchs Construção: Sandra Neves (adereços, marionetas e figurinos), Carlos Pinheiro com a colaboração de Nuno Guedes (cenografia) Desenho de luz: Cristóvão Cunha com a colaboração de Pedro Fonseca Agradecimento especial: Luciano Amarelo (direcção de actor) Operação de luz e som: Pedro Fonseca Execução de figurinos: Alexandra Barbosa Produção: Ana Carvalhosa (direcção) e Cláudia Santos Fotografias: João Vladimiro e Stratos Ntontsis Agradecimento: Leonor Barata e Léonard Produção executiva: Corropio, Lda Técnica: Mista Público-alvo: M/8 Duração: 55 min. Co-produção: Câmara Municipal do Fundão e Moagem – Cidade do Engenho e das Artes Estrutura subsidiada por: Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes

O FIMFA recebe pela primeira vez a companhia Circolando, com um projecto satélite, da autoria de Patrick Murys, um espectáculo de rara beleza e com um imaginário muito especial.

“Paisagens em Trânsito” tem como cenário um átrio de uma estação de comboios imaginária, há um homem carregado de malas. Viajante sem destino com uma história guardada na bagagem.

O comboio não chega. Desesperado, o homem abre uma mala atrás da outra, revelando pedaços da sua vida. Badalos, farda de combate, palha, terra, paisagens da memória aos poucos descobertas no fundo de cada mala.

A linha de comboio une as pontas à história. Começa no mesmo ponto onde termina. Pelo meio atravessa, invisível, o mundo interior do viajante. Será mesmo um viajante? O condutor do comboio? O guarda da estação? Personagens que nos ajudam a construir o nosso próprio comboio e seguir viagem.
Desenvolvendo as linguagens do teatro de marionetas e do objecto, do teatro físico, a temática do exílio surge neste solo como centro de interrogações.

A companhia Circolando desenvolve a sua actividade desde 1999. A criação e difusão de espectáculos constituem os objectos nucleares do projecto. De modo complementar, promove também ateliês de formação em diversos campos artísticos. Recentemente, a realização e edição vídeo vêm abrindo novos campos de expressão e experimentação. Pretende afirmar uma linguagem artística própria, feita do cruzamento dos universos do teatro físico, da dança, do teatro-imagem, do teatro de objectos, do circo, da música, do vídeo e das artes plásticas. Todos os projectos desenvolvem uma linguagem visual, sensorial e poética.

Desenvolve um circuito diversificado de itinerância, tanto em Portugal, como ao nível internacional. Já participou em festivais na Alemanha, Áustria, China, Coreia do Sul, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Eslovénia. Reunindo críticas muito positivas, alargando o reconhecimento e visibilidade do projecto.

Em 2006 surgiu na Circolando a ideia de apoiar projectos da autoria de colaboradores regulares da companhia com quem existe uma profunda identificação artística. Este apoio reflecte-se a nível artístico com o acompanhamento à encenação e à dramaturgia, mas também a nível da produção, promoção e construção plástica. A estes projectos chamam Projectos-Satélite. Depois de “A Galinha da Minha Vizinha”, deram um novo impulso a esta vertente com o espectáculo “Paisagens em Trânsito”, procurando diversificar a oferta de espectáculos em repertório.

Sem comentários: