Electric Circus

Holanda

Mono, The Monkey
LGO. DO CHIADO R. GARRETT
6 e 7 de Maio às 18h30 8 de Maio às 11h30
MUSEU DA MARIONETA
6 de Maio às 21h e 22h30
TEATRO MARIA MATOS
7 e 8 de Maio às 21h
JARDIM DAS ESTACAS - TEATRO MARIA MATOS
9 de Maio às 17h

Autoria, construção e manipulação: Mirjam Langemeijer e Fred Abels Técnica: Robótica e marionetas Público-alvo: Para todos Duração: Aprox. 20 min.

Mono, um macaco do circo muito teimoso, é a última criação do grupo Electric Circus. É extremamente convincente e alguns membros do público expressam o seu choque e horror, convencidos de que um “verdadeiro” macaco está a ser usado. Mono anda de bicicleta, toca órgão, mete-se com todo o público, faz imensas diabruras, provoca gargalhadas e possui, inclusive, o poder de nos comover… consegue tudo o que quer só de nos olhar nos olhos… mas tenham cuidado, pois ele é um macaco travesso!…























A companhia Electric Circus nasceu da colaboração entre o inventor Fred Abels e a marionetista Mirjam Langemeijer.

Esta dupla recorre a técnicas de robótica moderna, pesquisando novos caminhos, numa interessante fusão entre engenharia mecânica, electrónica e marionetas. Os seus robôs parecem ter vida e são movidos por controlo remoto, uma técnica trazida dos animatrónicos da indústria cinematográfica.

O performer-operador e o robôs estão misturados no público, produzindo um efeito verdadeiramente surpreendente. O robô é manipulado através de controlo remoto, o que faz com que responda imediatamente às reacções da audiência, mas onde está o performer-operador?

Electric Circus cria criaturas verdadeiramente reais, como animais e até um ser humano… Estes robôs-marionetas são tão vivos que fazem parte da família de Fred e Mirjam.



Sem comentários: