Hermanos Oligor

Espanha

Las Tribulaciones de Virgínia
MUSEU DA MARIONETA
19, 20, 21 e 22 de Maio às 22h

Ideia, criação e encenação: Hermanos Oligor Técnica: Teatro de objectos e autómatos Público-alvo: M/12 Duração: 60 min. Idioma: Espanhol Co-produção: Festival Internacional de Teatre Visual i de Titelles de Barcelona Lotação limitada

Este espectáculo saiu de uma cave graças à ajuda de Manolo Martín, Juan Loriente, Victor Molina, Anna Alcubierre, Jordi Fondevilla

... um dia alguém que não conheces fixa-se em ti.
Esse dia muda-te a vida.
Virgínia mudou a de Valentino.
Os dois queriam ser bailarinos e quando se conheceram montaram este espectáculo: ela bailava na ponta do seu nariz… não é bonito? … Sabiam fazer outras coisas.
Querem que vos ensine o seu maior número?... A força do amor! O que nos acontece quando nos ferem o coração…

Nesta edição comemorativa do FIMFA, resolvemos voltar a apresentar um dos maiores êxitos e um dos espectáculos que mais tocou o público e a crítica, Las Tribulaciones de Virgínia, dos Hermanos Oligor.

Um espectáculo absolutamente experimental e fascinante. Valentino, através de brinquedos e bonecos mecânicos, conta-nos uma história que reflecte sobre as relações pessoais e o amor. Virgínia ama Valentino, Valentino ama Virgínia, uma história de amor trágica que leva Valentino a criar um universo mágico especial. O espaço cénico, entre a barraca de feira e o ringue do circo, está sujeito à lei da acção e reacção como qualquer outra ligação romântica… Jogos móveis, brinquedos mecânicos e autómatos, accionados por roldanas e pedais. A acção sucede-se por todo o espaço e é acompanhada por música de feira, caixas de música e tango. E tudo é, como não podia deixar de ser, de uma rara beleza. Finalmente um coração encontra o outro.

Os Hermanos Oligor estripam o funcionamento do coração como se este fosse um mecanismo. Um espectáculo que tocará os nossos sentidos, excepcional, surpreendente, sedutor, peculiar... cheio de sentimentos... a não perder!

… De Espanha veio um muito peculiar espectáculo dos Hermanos Oligor, Las Tribuciones de Virgínia. Numa espécie de casinha de lata, para onde entram os espectadores, um rapaz conta que ele, o irmão e os primos construíram mínusculos bonecos que mexem e com os quais vão ilustrando cenas de amor e outras entre Valentino e Virgínia. O espectáculo caberia no conceito de instalação e faria excelente figura em qualquer museu de arte contemporânea. Quanto à história biográfica dos criadores, à história dos bonecos e à maneira como tudo é apresentado ao público, penso que vale mais do que muitos anos de estudos em estética ou teoría literaria e leva-nos para as rarefeitas paragens de alguns dos melhores textos sobre o assunto (Oscar Wilde, por exemplo)…
João Carneiro in Expresso – Actual, 10 de Junho de 2005

Jomi e Senen são os Hermanos Oligor. Naturais de Tudela (Navarra) estudaram Belas-Artes em Cuenca e invadiram durante meses o atelier do artista Manolo Martín. Depois desta experiência, fecharam-se durante três anos numa velha cave de Valência para criarem um mundo insólito de marionetas e artefactos mecânicos, recorrendo a objectos reciclados. Deste intenso trabalho surgiu um espectáculo único e inovador.

Sem comentários: