Alfa Theatre

República Checa

Os Três Mosqueteiros
MUSEU DA MARIONETA
13, 14 e 15 de Maio às 21h30 16 de Maio às 17h

Encenação: Tomáš Dvořák Cenografia: Tomáš Dvořák, Ivan Nesveda e Pavel Vašíček Cenário: Ivan Nesveda Letra das canções: Blanka Josephová-Luňáková Música: Michal Vaniš Intérpretes: Martin Bartůšek, Petr Borovský, Martina J. Hartmannová, Bohumil Holý, Blanka Josephová-Luňáková, Robert Kroupar, Matěj Siegl e Vladimír Sosna Técnicos: Filip Bosák e Vlastimil Vorda Produção: Tomáš Froyda (director), Gabriela Darebná (direcção de produção) Técnica: Marionetas de luva Público-alvo: M/8 Duração: 55 min. Idioma: Checo, inglês e francês

Um espectáculo grotesco e absolutamente fabuloso de marionetas de luva, sobre a história imortal do grupo de quatro heróis, com o célebre mote “Um por todos e todos por um”, inspirado no livro de Alexandre Dumas, mas também no burlesco do filme mudo de Max Linder, “L’Étroit Mousquetaire”, de 1922. Uma versão com marionetas e manipulação prodigiosas, onde poderão encontrar elementos do texto original, suspense, humor, duelos sem misericórdia, ritmo frenético, amor… Todos estes ingredientes, mais três dúzias de marionetas e ainda música e canções interpretadas ao vivo de uma forma verdadeiramente impetuosa!

“Os Três Mosqueteiros” do Alfa Theatre utiliza uma linguagem simplificada, SMS, um inglês e um francês notoriamente conhecidos, e uma grande quantidade de interjeições e expressões gestuais universais, comunicando verdadeiramente para todas as idades, sem a necessidade de entender o checo… um verdadeiro ‘desenho animado’ ao vivo…

Esta produção tem viajado e sido aclamada por todo o mundo, alcançado um êxito esmagador. Já recebeu cerca de vinte e um prémios, como o prémio Henrik Jurkowski, o prémio Erik de Teatro da República Checa para a melhor peça de Marionetas do Ano, o prémio de melhor espectáculo da crítica de teatro na República Checa, o prémio de melhor encenação no Festival Internacional de Subotica, Sérvia, de melhor espectáculo no Festival Internacional de Teatro de Marionetas da Hungria, entre muitos outros.

O veterano Alfa Theatre é proveniente da República Checa, estabelecido em Plezeň, uma das cidades checas mais famosas do mundo pela sua produção marionetística, foi fundado em 1966, com o nome de Divadlo Dětí e sediado no histórico edifício Alfa, de onde vem o seu nome. Durante as décadas de 70 e 80, reputados encenadores e cenógrafos participaram nos seus projectos. Desde 2006 que é dirigido por Tomáš Froyda, actor, intérprete, tradutor, e também director do Divadlo Theatre Festival. Juntamente com uma equipa artística e 15 actores, apostam no conceito do humor nos seus espectáculos, extraordinariamente atractivos e dirigidos a um público que oscila entre os 3 e 100 anos. Combinam várias técnicas com o trabalho físico dos actores e a música ao vivo, um elemento imprescindível nas suas montagens, onde o contacto com as emoções é sempre prova da sua arte viva. O seu repertório, que em cada temporada alcança os 21 espectáculos, abarca desde os clássicos até aos contos de fadas modernos ou famosas comédias de Lorca, Dario Fo, entre outros. O Alfa Theatre já viajou por toda a Europa, desde a Eslováquia, Ucrânia, Suíça, Áustria, Alemanha, França, Hungria, Itália, Eslovénia, Polónia e mesmo até ao Japão.

Sem comentários: