Cinema

The Last Caravan
Eslováquia










CINEMA SÃO JORGE
17 de Maio às 21h30

Documentário, 64m, 2008

Autoria do projecto e argumento: Ida Hledíková-Polívková Realização: Peter Beňovský Director de Fotografia: Richard Krivda Produção: Lívia Filusová Música: Vladimír Martinka Edição: Zuzana Csépló Cooperação: Olaf Bernstengel e Josef Krofta Com: Anton Anderle, Mária Dubská, František Karol Dubský, Štefánia Husáková, Uwe Dombrowsky, Evelyn Dombrowsky, Kerstin Dombrowsky-Wilhelm, Kurt Dombrowsky, Antje Glanz, Bettina Fischer, Johannes Fischer, Henrik Kemény, Anna Nováková-Kopecká, Rostislav Novák snr., Rostislav Novák jnr., Matěj Kopecký, Mirka Kopecká, entre outros Produtora: Furia Film Ltd. Idioma: Eslovaco, checo, alemão e húngaro Filme legendado em inglês
Este filme foi realizado com os apoios da televisão eslovaca, televisão checa, fundação Robert Bosch Stiftung e do Ministério da Cultura da Eslováquia

Após a projecção do filme seguir-se-á uma conversa com Ida Hledíková-Polívková, autora do projecto e argumento. O realizador Peter Beňovský também estará presente.

O FIMFA Lx10 estreia em Portugal este singular documentário sobre a vida dos últimos e verdadeiros marionetistas da Europa Central (na Eslováquia, Hungria, República Checa e Alemanha) em vários contextos sociais e culturais. São literalmente os últimos artistas ambulantes, alguns deles ainda actuam e vivem nas suas caravanas e mantêm este estilo de vida. Para além da vida de cada um, o filme foca-se nas rotas comuns deste tipo de cultura europeia. Histórias de pessoas de espírito livre, que desistiram do conforto e calor das suas casas, pelo amor ao teatro e por uma ligação muito especial às tradições familiares. Este é um filme sobre emoções, marionetas, amor e verdadeiros valores… Os destinos das famílias de marionetistas Anderle e Dubsky da Eslováquia, Kopecky da República Checa, Dombrowsky da Alemanha e o último descendente da família Korngut-Kemeny da Hungria e a sua ligação à história dos velhos teatros-caravanas de marionetas.

De realçar a participação de Anton Anderle, um dos marionetistas famosos apresentados no filme. infelizmente este foi o seu último papel: faleceu pouco depois das filmagens. Esta é também uma forma de o FIMFA lhe prestar homenagem. A companhia eslovaca Tradicné Bábkové Divadlo Anton Anderle ocupa um lugar muito especial no nosso coração, pelo ambiente e amizade que Anton Anderle demonstrou quando participou no festival em 2003 e em contactos posteriores. Anton Anderle fez também uma pequena exposição no Teatro Taborda e, nesta edição de 2010, seria para nós óbvio que ele aqui estivesse, já que possuía uma magia, sabedoria e energia únicas, sendo também um manipulador exímio e um grande conversador…

“The Last Caravan” tem sido apresentado em vários festivais de cinema e de teatro de marionetas. Em 2008 ganhou o Prémio Martin Slivka no festival internacional ETNOFILM, em Cadca, na Eslováquia.
Vídeo

Sem comentários: