Claus Knecht Großmann

Alemanha

Grete L. und ihr K.
MUSEU DA MARIONETA
29 de Maio às 21h30 30 de Maio às 15h30

Encenação: Jonas Knecht Ideia, concepção e actores-manipuladores: Susi Claus e Lutz Großmann Marionetas: Lutz Großmann Cenografia: Colectiva Fotografias: Angelo Ressegatti Técnica: Marionetas de luva Público-alvo: M/12 Duração: 70 min. Idioma: Alemão, com subtítulos em inglês Co-Produção: FIDENA

Uma violenta peça de câmara sobre a fragilidade do amor. Um novo olhar sobre Kasper, absolutamente genial e contemporâneo com manipulação e marionetas de luva fantásticas!

Manipulação de alta voltagem, jogo musical, humor feroz. Pela primeira vez acolhemos no FIMFA, e com muita honra, a personagem tradicional e popular alemã: Kasper, num espectáculo com um ritmo alucinante, que nos faz passar do riso às emoções mais pungentes. Aqui estamos no centro da vida, com todos os seus desejos, combates, blues… e odores. “Grete L. und ihr K.” do trio Susi Claus, Jonas Knecht e Lutz Großmann, revela como uma jovem companhia berlinense actual se apropria de uma personagem nascida há cerca de 300 anos. Nas suas mãos, Kasper revela a sua ferocidade lendária e, com Grete, formam o casal mais infernal de sempre…

Kasper e o Diabo têm sido arqui-inimigos durante séculos. O Diabo tem sido continuadamente derrotado pelos truques de Kasper. O Diabo está furioso, por isso, cozinha um ardiloso plano para enganar o Kasper, de uma vez por todas. Margarete Ludwig é uma jovem rapariga solteira, de 33 anos. Muda de homens como se o amanhã não existisse. Eles vêm e vão e vão e vêm! Conforme os anos passam por ela, apenas se pode rir amargamente do que a sua vida se tornou. Canta Blues e quer saltar da primeira ponte que encontrar…

Mas finalmente chegou a sua vez de endireitar a vida. Persuadida pelo Diabo, muda o seu nome para Grete L. e conhece finalmente o homem dos seus sonhos: Kasper…

Kasper tem feito o que um Kasper faz: come, bebe, “caga e fode”. Subitamente, quando conhece Grete L. tudo muda. É um novo homem. Tornam-se um casal, sobem juntos até aos píncaros do amor, prazer, paixão e… começam uma família. O tempo passa… e inevitavelmente a grande paixão dá lugar a uma descida de intensidades que culminam na monotonia e no tédio da vida familiar de todos os dias. O ardiloso plano do Diabo começa a tomar forma…

… Uma fantástica demonstração do que o teatro de marionetas pode ser. O público… adorou a estreia. Muitas chamadas ao palco, as pessoas batiam com os pés cheios de apreciação.
Waz Bochum, 22/09/08

Susanne Claus, Jonas Knecht e Lutz Grossmann conheceram-se enquanto estudavam em Berlim, no departamento de marionetas da School of Dramatic Arts "Ernst Busch". Desenvolveram vários projectos na Alemanha e no exterior, mas este espectáculo foi o seu primeiro trabalho conjunto, apresentado em diversos festivais internacionais.

Sem comentários: