FIMFA Lx10 | Destaques

FIMFA Lx10 Destaques

No Museu da Marioneta terá lugar a abertura oficial do FIMFA Lx10 com o espectáculo "Salto. Lamento", da companhia alemã Figuren Theater Tübingen. Um poema visual conduzido pelo movimento das marionetas e mãos de Frank Soehnle, marionetista excepcional, e com música ao vivo pelo duo rat’n’X, um prodígio de metamorfoses que deixarão o público fascinado. É a segunda vez que este grupo se apresenta no FIMFA, na 2ª edição do festival apresentou “Flamingo Bar” com um grande sucesso. O espanhol Toni Rumbau apresenta o seu último espectáculo, “A Manos Llenas”, Toni tem tido uma presença assídua no festival e, desta vez, revela um novo olhar sobre a tradição das marionetas de luva, com a utilização de sombras, é revelado o que se esconde no retábulo do manipulador. Os checos Alfa Theatre são um dos grandes destaques, com “Os Três Mosqueteiros”, uma criação imperdível, com cerca de trinta e seis marionetas de luva, segundo a melhor tradição checa, combates incríveis e situações cheias de humor, acompanhadas de música ao vivo, uma equipa de doze artistas que vão certamente marcar o festival. De volta estão também os Hermanos Oligor e “As Tribulaciones de Virgínia”, um espectáculo que que se salientou na 5ª edição do FIMFA, e a todos os que viram esta história de amor, que volta a pedido de muitos. Falar de grandes marionetistas é pensar também em Stephen Mottram, presente nas 3ª e 5ª edições, e que agora apresenta “The Seed Carriers”, um espectáculo que se tornou um clássico do teatro de marionetas. Agnès Limbos e a sua companhia Gare Centrale, apresentam uma pérola do teatro de objectos, “Troubles: ô!..., iiii!...ah!”, curtas-metragens teatrais cheias de humor, num universo que nos remete para Hitchcock e David Lynch. Dentro dos novos olhares sobre a tradição, pela primeira vez apresentamos um Kasper, figura popular alemã, semelhante aos nossos Robertos, mas com um olhar contemporâneo e uma manipulação excelentes, pelos Claus Knecht Großmann. De Taiwan, a Taiyuan Puppet Theatre Company regressa para criar uma noite mágica no claustro do Museu da Marioneta, com música ao vivo, com “The Wedding of the Mice”, uma lenda de Taiwan que faz uma curiosa ligação com o Ocidente através da música. Os Bonecos de Santo Aleixo voltam a ser nossos convidados com “O Auto da Criação do Mundo”, com o seu humor e beleza peculiares. Circolando mostra um dos seus projectos-satélites, “Paisagens em Trânsito”, com um olhar sobre o exílio e um universo poético. João Calixto e Tiago Viegas regressam com “As Pequenas Cerimónias”, numa noite de café curto e com cheirinho, uma trágica saga servida pelos próprios e as suas marionetas.

No Teatro Maria Matos os finlandeses Ville Walo e Kalle Hakkarainen apresentam um deslumbrante e fascinante espectáculo sobre a falta de comunicação, por uma companhia de novo circo finladesa que faz uma curiosa simbiose entre malabarismo, marionetas, teatro, dança, cinema, teatro de objectos e um novo olhar sobre a magia, cheio de imagens belíssimas. O Teatro de Marionetas do Porto; uma referência incontornável das marionetas em Portugal, apresenta “Wonderland” e uma nova visão de Alice. Um dos maiores destaques do festival será também apresentado neste espaço, Hotel Modern, que vai trazer a Lisboa o seu último espectáculo, “Shrimp Tales” que traça um surpreendente retrato da humanidade, com cerca de 350 gambas, que vai surpreender a todos, um dos maiores desafios deste grupo, a não perder!…

No Teatro Nacional D. Maria II, dois dos maiores destaques, o nova-iorquino Roman Paska, um dos grandes marionetistas contemporâneos, realizador e encenador, com a sua última produção, “Schoolboy Play”, sobre o provável encontro, como colegas de escola, de duas figuras carismáticas do século XX, Ludwig Wittgenstein e Adolf Hitler, um interessante projecto artístico, que estabelece novas relações entre imagens projectadas e objectos animados. Considerado um dos marionetistas mais minuciosos e de técnica mais perfeccionista, recria-se em cada momento, em cada sequência, no detalhe, o que dota os seus espectáculos de um peculiar realismo mágico. Theater Taptoe faz parte da história do festival, apresentaram “Geneviève… si chaste, si pure” na 1ª edição do festival, um espectáculo com música de Erik Satie interpretada ao vivo, e um teatro de papel deslumbrante, que vamos poder ver novamente…

No Museu do Oriente a companhia japonesa Awa Deco Hakomawashi wo Fukkatsusuru Kai, Associação para a Renovação de Hakomawashi de Awa, apresenta “Hakomawashi”, após várias pesquisas em torno de uma tradição singular do teatro de marionetas japonês e que conseguiu reactivar, criando um ambiente único, com fantásticas marionetas articuladas, que nos irão levar pelos rituais do País do Sol Nascente.

No Cinema S. Jorge a estreia do documentário “The Last Caravan”, com a presença do realizador Peter Beňovský e da autora do projecto e argumento Ida Hledíková-Polívková. No final da projeção seguir-se-á uma conversa sobre o filme. Um documentário sobre a vida dos últimos e verdadeiros marionetistas da Europa Central (na Eslováquia, Hungria, República Checa e Alemanha) em vários contextos sociais e culturais. São literalmente os últimos artistas ambulantes, alguns deles ainda actuam e vivem nas suas caravanas e mantêm este estilo de vida. Os destinos das famílias de marionetistas Anderle e Dubsky da Eslováquia, Kopecky da República Checa, Dombrowsky da Alemanha e o último descendente da família Korngut-Kemeny da Hungria e a sua ligação à história dos velhos teatros-caravanas de marionetas. Uma homenagem do FIMFA também a Anton Anderle, presente na 3ª edição do FIMFA, falecido em 2008, pouco depois das filmagens, pertencia a uma geração familiar de marionetistas, e possuía uma magia, sabedoria e energia especiais, era também um marionetista exímio e um grande conversador.

No Centro Cultural de Belém apresentamos dois projectos dirigidos aos mais pequenos e à família, mas segundo técnicas muito diferentes. Os holandeses Musiscoop, com um circo de luz inspirado na técnica das lanternas mágicas japonesas e os ingleses Plunge Boom trazem com eles uns bebés vegetais que precisam de muita atenção.

No CAMa – Centro de Artes da Marioneta a Tarumba apresenta “Mironescópio: A Máquina do Amor”, um espectáculo de pequenas formas em torno do erotismo, inspirado nos antigos Peep Shows. Paulo Duarte volta ao FIMFA, desta vez com a companhia Là Où – Marionnette contemporaine, apresentando um curioso projecto sobre a recordação, “Alminhas – Petites Âmes”, numa interessante junção entre vídeo, marionetas e actor-manipulador.

As Ruas de Lisboa não foram esquecidas, e vão encher-se de personagens e animais peculiares, como o Macaco Mono, da companhia Electric Circus, um robot que nos vai surpreender, parece realmente vivo, devido à grande técnica de construção deste grupo holandês. Vamos poder perseguir o Teatro de Ferro pelo Jardim das Estacas, junto ao Teatro Maria Matos, com uma criação inspirada em “Sexta-Feira” de Robinson Crusoe. O Cavalo de Tróia dos Criadores de Imagens, vai estar à solta no claustro do Museu da Marioneta. Big Rory e o seu fantástico cão Ochie, dos Surreal McCoy, regressam e… se encontrar um elefante bebé, com sons estranhos dentro dele, contacte a companhia alemã PasParTouT.

Realce ainda para um conjunto de actividades complementares, como o “Encontro com os Criadores”, realizados nos espaços de actuação do festival e a quinzena de livros “Teatro, Marionetas, e Formas Animadas” na Livraria do Teatro Nacional D. Maria II.

Sem comentários: