Hotel Modern

Holanda

Shrimp Tales
TEATRO MARIA MATOS
14 e 15 de Maio às 21h30

Criação, construção e performers: Pauline Kalker, Arlène Hoornweg e Herman Helle Universo sonoro: Arthur Sauer Assistente de cenografia, produção e assistente de plateau: Ineke Kruizinga Técnicos: André Goos e Jorg Schellekens Assistentes: Heleen Wiemer, Stefan Gross, Jozef van Rossem, Sanne Vaghi, Jan-Geert Munneke e Annette Scheer Fotografias: Pauline Kalker e Leo Van Velzen Agradecimentos: Els Nieveen van Dijkum, Wilco Kwerreveld e Amnesty International Técnica: Mista Público-alvo: M/12 Duração: 65 min. Idioma: Inglês

Um surpreendente retrato da humanidade com cerca de 300 gambas…

Hotel Modern está de volta ao FIMFA com a sua criatividade tão singular e especial. Desta vez a companhia tenta retratar a fascinante praga que se denomina a si própria de humanidade. Observam a espécie humana como se esta fosse uma espécie exótica com características únicas. Praticam desporto, ciência, lutam, fazem amor e perdem a cabeça. Shrimp Tales é um retrato caleidoscópico com momentos significantes e insignificantes: a vida e a morte. Do ponto de vista técnico é o projecto mais ambicioso do grupo, dado o grande número de cenas curtas, que se sucedem com grande rapidez e são projectadas num grande ecrã.

Em Shrimp Tales, os humanos são representados por cerca de trezentas gambas com cinquenta e três cenários em miniatura… surpreendente, maravilhoso e inacreditável!

A vida na Terra por centenas de gambas
Hotel Modern criou um filme de animação em directo, utilizando cerca de trezentas gambas secas como marionetas.
Test, test, test…, diz o agente funerário, uma gamba curvada que usa uma cartola. O seu colega varre o chão e faz comentários sobre a parede de macramé: uma obra de arte típica de um crematório… Os familiares esperam numa sala ao lado. Mesmo antes de entrarem, a câmara vai até a uma maternidade onde uma criança nasce. Um bebé gamba está deitado numa poça de sangue.
Este prólogo de uma cremação é também o prólogo de Shrimp Tales, um espectáculo em que Hotel Modern representa cinquenta curtas cenas da vida na Terra numa hora. Singularmente, os papéis são representados por trezentas gambas mortas.
Hotel Modern faz uma forma única de teatro de objectos. Projecta um filme de animação em directo; podemos ver o filme e, simultaneamente, vê-lo a ser feito. Engenhosas cenografias de cinema em miniatura estão em cima de mesas: um eléctrico de uma escola, um ringue de boxe, uma sala de cirurgia, entre outros. Membros da companhia caminham entre as cenografias em miniatura com câmaras, filmam as diversas cenas, projectando-as em ecrãs… e utilizam arames para manipularem gambas, cenários e adereços. À esquerda do palco um artista virtuoso cria ao vivo o ambiente sonoro...
Wilfred Takken, NRC, 11-02-2009

Shrimp Tales é um espectáculo com gambas como personagens, que se conhecem e perdem o contacto; histórias tristes, estranhas e belas de corpos trementes cor-de-rosa e de olhos melancólicos, os quais reconhecemos, a quem nos afeiçoamos e por quem podemos chorar num funeral.
Karin Veraart, Volkskrant, 11-02-2009

Este espectáculo é único, para além de universal.
Hans van Dam, AD Rotterdams Dagblad, 11-02-2009

Hotel Modern é um grupo multidisciplinar fundado em 1997. Para os que conhecem o seu trabalho, apresentado em edições anteriores do FIMFA, sabem que fazem um teatro de objectos excepcional. Com a ajuda de maquetes em miniatura, câmaras digitais, marionetas, objectos, actores e som, contam histórias verdadeiras e inventadas sobre a fragilidade do ser humano. O filme de animação em directo, live animation film, permite-lhes trazer uma realidade cinemática e ilusória para o teatro.

A companhia ocupa um lugar excepcional na paisagem teatral. Desenvolveram uma linguagem teatral inteiramente pessoal e reconhecível. A criação de mundos completos com modelos à escala e animados da forma como o fazem é única no teatro holandês e internacional. Têm obtido um enorme reconhecimento pelo público em geral e crítica especializada. São pioneiros no seu método de misturarem alta tecnologia e materiais primitivos, na forma eficaz e curiosa de como usam o seu equipamento. O grupo tem actuado por todo o mundo e já ganhou vários prémios holandeses e europeus pela sua originalidade, espírito de invenção e expressividade





Sem comentários: