João Calixto e Tiago Viegas

Portugal

As Pequenas Cerimónias
MUSEU DA MARIONETA
23 de Maio às 17h

Criação e interpretação: João Calixto e Tiago Viegas Projecto, cenografia e marionetas: João Calixto Encenação: Pedro Santiago Cal Produção: Dolores Matos – FIAR Centro de Artes de Rua Assistente de produção: João Chicó Fotografia e vídeo: Frederico Lobo Agradecimentos: Nuno Tomaz, Mathieu Matik, Conceição Ferreira, Chapitô, Sérgio Milhano, Paté Filmes, Teatro o Bando Técnica: Mista Público-alvo: M/6 Duração: 50 min. Idioma: Sem palavras

Uma atmosfera especial... Sentados à mesa, dois moços repousam, entreolhando-se no vazio de uma pausa para a sesta. Ouve-se o rádio e o Capitão dorme. Clientes que entram, outros que saem. Vêm pela refeição do costume ou simplesmente por um copo de bagaço. Por vezes pode-se observar de perto o cozinheiro, um senhor afrancesado cuja vida se inscreve num armário que abre portas a um universo de facas e cutelos, tesouras e outras ferramentas de utilidade duvidosa. Mas é mestre na ilusão da cutelaria, transformando as suas pommes de terre em extravagantes e deliciosos gourmets. Outras vezes aparece o patrão, um galo em sotaque alemão, elemento de vertigem na sua apressada rotina de barafustar... Uma noite deliciosa no Museu da Marioneta com João Calixto e Tiago Viegas que voltam ao FIMFA com uma ementa muito interessante…

“… Uma maravilhosa surpresa!... estes dois jovens mostraram uma manipulação contida, precisa e virtuosa, com números e gags marcados por uma gestualidade impecável, bonecos com uma sensibilidade forte, com um humor brilhante e inteligente. Apenas com a presença de uma mesa, dois bancos e um móvel que escondia uma cozinha com o seu cozinheiro e um forno, a obra seguiu um fio condutor livre, bem armado pela presença dos dois camareiros manipuladores. A figura de um impressionante cliente de cadeira de rodas, libertou os delírios surrealistas dos dois camareiros marionetistas. A obra tem momentos realmente memoráveis – como a bebedeira das duas personagens definidas apenas por umas simples cordas e duas aparições hilariantes do cozinheiro cuja cabeça… é a simples mão de um dos marionetistas.
João Calixto, autor dos adereços e marionetas, juntamente com o actor cómico Tiago Viegas, constituem ambos uma dupla de actores-manipuladores de grande qualidade…”. – Toni Rumbau, “El Retablo de mi Blog”

João Calixto nasceu em Lisboa em 1978. Desde 1999 que desenvolve técnicas cenográficas e teatrais no caminho de um mundo de objectos. Fez parte da companhia Circolando até 2005 e actualmente colabora com diversos projectos artísticos, como a Piajio, Clara Andermatt, Turak Produtions, entre outros, paralelamente ao desenvolvimento do seu trabalho como criador e construtor de imagens. Como formador participou na ESTC - Escola Superior de Teatro e Cinema, na ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Centro de Pedagogia e Animação do CCB, entre outros. É professor na EPAOE – Escola profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo do Chapitô.

Tiago Viegas nasceu em Lisboa em 1977. Desde 1995 que tem desenvolvido as técnicas circenses e teatrais para dar forma a um universo cómico e dramático. Trabalhou com Bruno Bravo, Filipe Crawford, Gina Tochetto, João Brites, John Mowat e José Carlos Garcia. Actualmente colabora regularmente com as companhias Primeiros Sintomas e Companhia do Chapitô.

Sem comentários: