Musiscoop

Holanda



















O Grande Circo de Luz
CENTRO CULTURAL DE BELÉM SALA DE ENSAIO
26 a 28 de Maio às 11h 29 de Maio às 15h30
30 de Maio às 11h30

Direcção artística: Ida Lohman Música: Axel Schappert e Mark Tuinstra Manipulação de lanternas mágicas: Marie Raemakers, Rob Severien e Cecilia Arditto Trombone e tuba: Axel Schappert Guitarra eléctrica e percussão: Mark Tuinstra Consultora artística: Jeannette van Steen Técnica: Lanterna mágica Público-alvo: Dos 2 aos 8 anos Duração: 40 min. Idioma: Sem palavras

Um espectáculo de lanterna mágica com música ao vivo para crianças dos 2 aos 8 anos.

O Grande Circo de Luz é uma celebração de luz e de cor. Animais do circo, muito especiais, mostram os seus truques. Não fazem isto numa arena, mas sim num ecrã. Um apresentador anuncia cada um dos truques mágicos: Venham, venham ver! Vejam uma tartaruga mudar de cor como uma goma! Vejam as bossas dos camelos crescerem e crescerem sem parar! Vejam o peixe-palhaço sair de uma tuba a nadar!

O público pode ver as lanternas mágicas. Os actores movem as pequenas figuras do circo. Atrás do ecrã um dos manipuladores manobra também outra lanterna mágica. Dois músicos acompanham o espectáculo, ao som de uma tuba, de um trombone, de instrumentos de percussão e de uma guitarra eléctrica.

As crianças sentam-se perto das lanternas mágicas e dos músicos. Um cão salta para um elefante, porcos brincam num antigo balancé. Bem-vindos ao Grande Circo de Luz, um circo quentinho e especial!

Musiscoop é uma companhia de teatro visual e musical que explora de uma forma única a antiga arte das lanternas mágicas. Criam mundos inteiros num ecrã de projecção gigante com a ajuda de simples e pequenos pedaços de cartão.

A companhia Musiscoop foi criada pela artista plástica Ida Lohman (1961-2007), que iniciou em 1997 os seus espectáculos experimentais e contemporâneos com lanternas mágicas.

No palco, músicos e actores estão acompanhados de suportes com lanternas mágicas. Os Musiscoop, em pleno século XXI, utilizam estes antigos projectores para revelarem imagens contemporâneas, que se movem ao som de música interpretada ao vivo, composta especialmente para os seus espectáculos. Triângulos coloridos florescem, uma marioneta dança uma valsa ou um elefante toca trompete com a sua tromba.

Neste minúsculo teatro, os manipuladores de lanternas mágicas dão vida às imagens dentro das lanternas. Os Musiscoop consideram as lanternas mágicas “instrumentos de imagens”, semelhantes a instrumentos musicais com a sua capacidade de improvisação. Os espectadores sentam-se perto das lanternas e dos músicos. Todos podem partilhar esta singular experiência de perto e observar o nascimento das imagens.

Vídeo

Sem comentários: