Stephen Mottram’s Animata

Reino Unido


















The Seed Carriers
MUSEU DA MARIONETA
24 e 25 de Maio às 21h30

Autoria e actor-manipulador: Stephen Mottram Música: Glyn Perrin Encenação: Melanie Thompson Cenografia: Jessica Shaw Desenho de Luz: Kenneth Parry Operação de luz: Andrew Reader Técnica: Marionetas e autómatos Público-alvo: M/12 Duração: 50 min. Idioma: Sem palavras

Stephen Mottram, um dos grandes mestres da manipulação e construção de marionetas, volta ao FIMFA, depois de ter maravilhado o público na terceira e quinta edições do festival. Apresenta um espectáculo absolutamente imperdível, que se tornou um clássico do teatro de marionetas e ganhou diversos prémios internacionais, efectuando diversas digressões por dezoito países.


















Imaginem uma raça de pequenas criaturas que se assemelham a humanos, mas que na realidade, são mais como insectos ou plantas. São os portadores de sementes: “The Seed Carriers”. Valiosos e vulneráveis, são criados para as sementes que nascem no seu interior. Têm de desenvolver a sua astúcia para sobreviverem ao impiedoso sistema social em que vivem. Por isso, com a ajuda de máquinas fabulosas, disfarçam-se de pássaros, peixes e insectos. Acompanhadas pela música de Glyn Perrin, estas marionetas levam o público para um mundo belo e colorido, que se torna terrífico e obsessivo, conforme a nossa compreensão dos mecanismos que o regem começa a desabrochar.

“The Seed Carriers” desenrola-se dentro de um pequeno palco, de forma elíptica, fechado por cortinas pretas. Trata-se de uma parábola que invoca um mundo futuro, entregue a uma solução natural selvagem. Um espectáculo onde a musica e as artes visuais se unem numa narrativa hipnótica, claustrofóbica e melancólica, com um ambiente sombrio e misterioso.

Num estilo que reflecte influências de fontes tão diversas, como as pinturas de Hieronymus Bosch ou os filmes dos Irmãos Quay, o movimento e o som produzem uma experiência inebriante e emocionante. A música de Glyn Perrin é, por si própria, uma pintura acústica, o que acentua a tensão dramática. “The Seed Carriers” é uma parábola negra sobre um mundo em que a semente é mais valiosa do que a pessoa que a contém e a sociedade apenas existe para manter o processo de selecção natural.

… Brilhante… Definitivamente a não perder”. - The Guardian
“A arte de Mottram é fantástica, bem como a sua imaginação. Eu nunca vi o mistério das marionetas combinado de uma forma tão insistente com o medo.
The Times



















Stephen Mottram’s Animata é uma das companhias de teatro de marionetas para adultos mais conhecida e respeitada internacionalmente, tendo ganho vários prémios com as suas produções. Stephen Mottram é um artista, artesão e marionetista. Em 1980 juntou-se a uma companhia inglesa tradicional de teatro de marionetas e, em 1982 obteve uma bolsa de estudo do Arts Council para frequentar a Escola Húngara Estatal de Teatro de Marionetas de Budapeste. Desde 1985 que produz os seus próprios espectáculos. Desenvolveu, a partir de 1988, uma linguagem teatral única, ao explorar de uma forma inovadora a relação entre a música electroacústica, a imagem e o movimento. Recorre ainda à escultura, à pantomima e à dança, conseguindo uma curiosa fusão entre marionetas, autómatos, música e arte visual. Aplica ao seu trabalho uma integridade e disciplina mais frequentemente associadas às escolas e companhias de teatro físico europeias. Todos os seus espectáculos são sem palavras e são geralmente dirigidos a um público adulto. Tem viajado por todo o mundo com o solo “In Suspension”. O espectáculo “The Seed Carriers” já foi visto em cerca de dezoito países e ganhou três prémios internacionais. Stephen Mottram dirige vários tipos de cursos e workshops para marionetistas, actores ou bailarinos. Stephen também trabalhou em vários filmes, como “The Little Shop of Horrors” (Warner Bros. 1986), “Tales from the Decameron” (Channel 4, 1987), para além de ter sido um dos principais manipuladores em “Strings” (Dinamarca, 2004).

Sem comentários: