Taiyuan Puppet Theatre Company

Taiwan

The Wedding of the Mice
MUSEU DA MARIONETA
Claustro
20, 21 e 22 de Maio às 21h30

Direcção Artística e encenação: Robin Ruizendaal Produção: Paul Lin Compositor: Li Che Yi Actriz: Wu Shan Shan Actores-manipuladores: Lai Shi-na, Massimo Godoli Peli, Chang Sheng-po e Chan Yushu Músicos: Lee Che-yi, Chang Shi-neng, Cindy Gonçalves e Sandra Martins Cenografia: Zhan Yu Shu Técnica: Mista Público-alvo: M/6 Duração: 45 min. Idioma: Mandarim, com subtítulos em português

A companhia Taiyuan Puppet Theatre Company esteve presente na edição do ano passado do FIMFA e maravilhou o público com as marionetas de luva tradicionais de Taiwan. No seu regresso apresenta um espectáculo onde são utilizadas diversas técnicas e com música ao vivo, com a participação de músicos portugueses, num encontro mágico entre a cultura ocidental e oriental.

The Wedding of the Mice” ou “O Casamento dos Ratos” inspira-se numa antiga lenda de Taiwan, segundo a qual, o terceiro dia das festividades de Ano Novo é o dia em que os ratos se casam. Neste dia, as pessoas devem jantar cedo e espalhar sal, arroz e pedaços de bolo nos cantos das suas casas para festejar os ratos.

Esta história começa com uma velha senhora que recorda a sua maravilhosa infância. Como uma criança encantadora e de bom coração que era, um dia entrou por engano na casa de uns ratinhos e tornou-se amiga de um jovem casal de ratos apaixonados, A-Lang e Pérola. Mas o pai de Pérola, que é também o chefe da aldeia, insiste em seguir as tradições da sua pequena comunidade de ratos, assim, quer escolher um marido para a sua filha atirando uma bola feita de faixas de seda a um grupo de jovens ratos, sendo o escolhido aquele que apanhar a bola. Os dois jovens ratos, que já estavam apaixonados desde a juventude, ficam devastados com a notícia de que podem ser separados para sempre. A generosa rapariga tem pena deles e tenta ajudá-los de todas as formas possíveis. Finalmente é bem-sucedida no seu intento e consegue juntar os dois ratinhos pelo casamento. Toda a história é cantada em verso.

Esta inovativa peça combina as tradicionais marionetas de luva de Taiwan, com uma marioneta de vara e um contador de histórias, introduzindo o público num mundo belo e mágico. A música original, criada para este espectáculo, interpretada em instrumentos ocidentais, juntamente com canções tradicionais de Taiwan, reforça a ligação entre as diferentes culturas.

O grupo Taiyuan Puppet Theatre foi fundado em 2001 por Paul Lin com o objectivo de preservar esta tradição e, simultaneamente criar espectáculos novos e inovadores, contando com o grande marionetista Chen Xihuang. A companhia está sediada no Lin Liu-Hsin Puppet Theatre Museum em Dadaocheng, no velho centro de Taipei. Apresenta espectáculos tradicionais num palco com cerca de cem anos, bem como espectáculos contemporâneos, em que interagem marionetistas, actores e músicos. Já actuaram em mais de 20 países, incluindo o Purcell Room e Victoria and Albert Museum, em Londres, na América Central e do Sul, no Traditional Opera Theatre em Hanoi, Union Square em São Francisco, Casa Mila em Barcelona, no Camboja e, é claro, nas ruas e teatros da velha Taipei.

O seu director criativo é Robin Ruizendaal, escritor, designer e investigador, Ph.D. em Sinologia - Teatro de Marionetas Chinês e director do Lin Liu-Hsin Puppet Theatre Museum. Robin Ruizendaal escreveu e dirigiu várias peças de teatro e de teatro de marionetas na Holanda, China e Taiwan. Há mais de vinte anos que investiga o teatro de marionetas. Planificou e foi curador de várias exposições sobre este tema. É uma autoridade em peças de teatro de marionetas asiáticas e está empenhado no projecto de promoção do intercâmbio e cruzamento entre diferentes formas de teatro de marionetas de todo o mundo.

Sem comentários: