A Tarumba – Teatro de Marionetas

Portugal






















Mironescópio: A Máquina do Amor
CAMa – CENTRO DE ARTES DA MARIONETA
18 de Maio às 21h30 e 22h30 19 de Maio às 23h30

Direcção artística e construção: Luís Vieira e Rute Ribeiro Actores-manipuladores: Catarina Côdea, Luís Hipólito, Luís Vieira, Miriam Faria, Raquel Monteiro e Rute Ribeiro Adaptação e textos: Rute Ribeiro Desenho de luz: Zé Rui Sonoplastia: Catarina Côdea Fotografias: Graziela Costa e LV Técnica: Objectos, sombras e figuras de papel Público-alvo: M/16 Duração: 60 min. Idioma: Português ou Inglês Estrutura financiada por: Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes Co-produção: FIMP – Festival Internacional de Marionetas do Porto Lotação limitada

A Tarumba – Teatro de Marionetas apresenta Mironescópio: A Máquina do Amor. Um espectáculo de pequenas formas inspirado nos antigos Peep Shows e nas primeiras experiências cinematográficas realizadas no século XIX, com a utilização de aparelhos como o Cinetoscópio e o Mutoscópio.

Os grandes especialistas da arte erótica, Dr. Erotikone, Madame Gigi e Madame Mimi, entre outros convidados, trazem consigo os seus valiosos Mironescópios. Aqui não existem barreiras, o amor é livre! Venha descobrir o que aconteceu realmente no Paraíso… entre muitas outras surpresas nunca antes vistas.

Vários Mironescópios estarão à sua espera, no interior de cada um decorrem efeitos visuais, imagens em movimento, sombras… que irão criar emoções nunca antes sentidas. Um espectáculo intimista, pedagógico, relaxante e … erótico… numa soirée yé-yé. Traga o seu par e os seus amigos!

Caixas ópticas e múltiplas variações. No seu interior imagens opacas, coloridas, translúcidas, singulares… venha espreitar um outro universo pelo buraco da fechadura…

Na Arte, a imoralidade não pode existir. A Arte é sempre sagrada.
August Rodin


Mironescópio: A Máquina do Amor
GARANTIA DE CURA
Alívios imediatos sem drogas
DAS DOENÇAS MAIS OBSTINADAS
Uma invenção notável. Médicos espantados!
Todas as casas deviam ter um!
Milhares de casos já foram curados, quando todos os outros meios falharam!
Reconhecido cientificamente!
Sem choques – Não faz mal – apenas beneficia

Rute Ribeiro e Luís Vieira são as almas danadas por detrás de A Tarumba, peça incontornável na vida das marionetas em Portugal. Mironescópio é um divertimento concebido em torno de Peep Shows, caixas de reduzida dimensão para onde se espreita. Na sua origem o Peep Show não tinha necessariamente a conotação erótica que tem hoje, mas foi ganhando esse traço, e é a partir dele que Rute Ribeiro, Luís Vieira e os seus colaboradores recebem o seu público… para que possam espreitar para minúsculos quartinhos onde há hologramas e bonecos das Caldas, desporto e religião, viagens pelo Tibete e pelo Japão, narrativas sobre a invenção do clítoris e do vibrador, ou mesmo delicadas sugestões sobre a sensualidade das carpas. Pequenas formas, breves narrativas, Mironescópio é um conjunto de fugazes olhares para antecâmaras do Prazer”.
João Carneiro in Expresso, Caderno Actual, 19 de Dezembro de 2009

















Tarumba significa atarantar, estontear, atordoar, maravilhar... palavras que exprimem o sentimento geral da Companhia em relação à arte das marionetas.

A Tarumba-Teatro de Marionetas foi criada em 1993 por elementos ligados ao Teatro, Cinema, Escultura e à História de Arte, que tinham em comum o amor pela arte das marionetas e que pretendiam desenvolver um trabalho de grande qualidade técnica e artística, bem como trazer uma constante inovação ao Teatro de Marionetas em Portugal.

Desde 1993 foram encenadas peças como Dr. Faustus de C. Marlowe, Amor de D. Perlimplín com Belisa no seu Jardim de F. G. Lorca, A Tempestade de W. Shakespeare, Mahagonny de B. Brecht, entre outras. As qualidades técnicas e artísticas do projecto têm sido admiradas, não só em Portugal, mas também em países como Espanha, Reino Unido, Argentina, Brasil, Índia, Paquistão ou Hungria. No World Festival of Puppet Art (Praga), a companhia obteve o Prémio de Melhor Dramaturgia, e a nomeação para o prémio de melhor manipulação.

A companhia é ainda responsável pela programação e produção anual do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas - FIMFA Lx, espaço de reflexão artística em torno da arte da Marioneta e laboratório multidisciplinar de referência.

A Tarumba encontra-se actualmente a desenvolver o projecto do CAMa - Centro de Artes da Marioneta, espaço de residência da Companhia e um Centro de desenvolvimento de projectos em torno da arte da Marioneta. O CAMa pretende assumir-se como espaço transdisciplinar de várias linguagens artísticas visitada pela marioneta: dança, música, teatro, vídeo, multimédia, cinema, artes plásticas.

Sem comentários: