Valeria Guglietti


Argentina

Não Toquem Nas Minhas Mãos
MUSEU DA MARIONETA
Claustro
6 de Maio às 23h 7 de Maio às 22h45


Criação e actriz-manipuladora: Valeria Guglietti Técnica: Sombras com mãos Público-alvo: Para todos Duração: 20 min. Idioma: Sem palavras

Valeria está de regresso com a sua arte única, em que a combinação de mãos e dedos num ecrã branco podem contar um milhão de histórias, uma tradição mantida apenas por um pequeno grupo de indivíduos em todo o mundo. A fantástica evolução da normal sombra, num criativo espectáculo, complementado por música e efeitos sonoros. Uma reminiscência de antigos serões familiares e de espectáculos de magia do século XIX...

Um espectáculo em que as sombras chinesas se encontram com o cinema mudo, as marionetas, o humor e a música para criarem uma colecção de histórias cheias de humor que fascinam todo o tipo de públicos.

Valeria Guglietti é uma eximia “marionetista de sombras feitas com as mãos”. As suas mãos adquiriram uma enorme destreza a partir dos estudos de piano na sua infância e juventude, executando os seus espantosos números com uma vitalidade incrível, demonstrando a agilidade impressionante dos seus dedos. Com estes, consegue imitar todos os tipos de criaturas e insuflar-lhes vida. Conta pequenas histórias com grande habilidade e o público fica espantado com o seu espectáculo e a sua maravilhosa técnica. Há uma grande fascinação quando as sombras das mãos de Valeria se transformam subitamente numa criatura viva.

E entre os distintos blocos de histórias, Valéria ainda nos surpreende com um repertório de números clássicos desta técnica especial do teatro de sombras, como o coelho, o cão que fala, o senhor do chapéu, os dois macacos que falam, discutem e acabam beijando-se, o cisne, o pássaro que voa, e muitos outros que figuram nos livros, mas que ninguém consegue fazer por muito que se esforce. Pois bem, todos esses números são realizados com uma surpreendente naturalidade, sinal inequívoco da sua mestria.

Valeria Guglietti fundou a sua companhia em Villa Gesell, na costa argentina, onde iniciou o seu projecto de pesquisa sobre esta arte. Radicada há vários anos em Espanha, participa regularmente na programação de vários festivais internacionais e com o simples contraste entre a luz e a sombra, transporta-nos para um mundo mágico onde desfrutamos em pleno das suas personagens e histórias.



Sem comentários: