Awa Deco Hakomawashi wo Fukkatsusuru Kai

Japão

Hakomawashi
MUSEU DO ORIENTE
13, 14 e 15 de Maio às 21h30

Intérpretes: Eran Tsujimoto, Kazuhide Tsujimoto, Kimiyo Minami e Masako Nakauchi Técnica: Manipulação à vista Público-alvo: M/8 Duração: Aprox. 90 min. Idioma: Japonês, com explicações em português

Pela primeira vez em Portugal, um espectáculo mágico, sobre uma arte performativa e ritual japonesa com marionetas, que se encontrava em vias de desaparecer. Um espectáculo que assume um carácter documental, com a apresentação de três peças, intercaladas com explicações sobre a sua história e técnicas, pelo grupo Awa Deco Hakomawashi wo Fukkatsusuru Kai (Associação para a Renovação de Hakomawashi de Awa), que desenvolveu várias pesquisas em torno deste tipo único de teatro de marionetas japonês e que conseguiu reactivar novamente esta bela tradição, criando nos seus espectáculos um ambiente único, com fantásticas marionetas articuladas, que nos irão levar pelos costumes do País do Sol Nascente.

"Sanbasoumawashi"
Uma das tradicionais celebrações de Ano Novo em Shikoku é "Sanbasoumawashi", um espectáculo de teatro de marionetas, apresentado de casa em casa, de porta a porta, com quatro marionetas de tamanho humano e que tem uma tradição de mais de 300 anos na região de Shikoku.

Um marionetista e um tocador de tsuzumi (pequeno tambor japonês), transportam quatro marionetas Sanbaso, Senzai, Okina e Ebisu, em caixas de madeira (nas regiões montanhosas eram utilizadas caixas de vime), visitam as casas durante as festividades de Ano Novo e apresentam um espectáculo de marionetas na entrada. Depois de pendurarem tiras de papel branco e rezarem a Koujin (o deus que vive em casa, o deus protector do fogo), para apaziguar divindades malévolas e destrutivas, inicia-se a actuação com as marionetas Senza, Okina e Sanbaso, manipuladas para invocarem preces por colheitas abundantes e saúde, para além de uma dança com a marioneta Ebisu para solicitarem prosperidade no negócio e uma boa pescaria.

Não existe mais nenhuma peça onde actuem simultaneamente as marionetas Sanbaso e Ebisu, o que constitui um património cultural único da prefeitura de Tokushima. "Sanbasoumawashi" visitava também casas em datas pré-determinadas, tornando-se um verdadeiro ritual e costume de Ano Novo, praticado durante um longo período de tempo.

No século XX os seus intérpretes deixaram gradualmente de o fazer e, conforme a economia entrou numa fase crescente, nos finais dos anos 60, a tradição desapareceu mesmo das cidades e vilas, encontrando-se apenas em aldeias agrícolas e em zonas montanhosas. Neste momento, apenas este grupo continua a representar esta peça no Japão.

"Hakomawashi"
Significa teatro de marionetas apresentado como espectáculo de rua. Um marionetista manipula sozinho a marioneta de tamanho humano e a peça é acompanhada por Shamisen (guitarra japonesa de 3 cordas) e cânticos. As marionetas utilizadas são feitas de madeira e são tradicionais de Tokushima (ou Awa, como era chamada antigamente).

"Ebisumai"
Peça tradicional de marionetas da ilha Awajishima e das zonas rurais da província de Tokushima. Ebisu (um dos sete deuses japoneses da sorte) comemora a apanha do peixe.

Awa Deco Hakomawashi wo Fukkatsusuru Kai (Associação para a Renovação de Hakomawashi de Awa) iniciou a sua actividade de recuperação de vários espectáculos rituais e de celebração em 1995, como “Hakomawashi” e “Sanbansoumawashi”, para além de “Ebisumawashi” e “Daikokumawashi”. Kazuhide Tsujimoto fez uma investigação sobre artes performativas desenvolvidas por grupos discriminados em Tokushima, com os objectivos de renovar, ensinar e transmitir “Ebisumawashi” e “Sanbasoumawashi”, para além reavivar o costume de representar esta arte como na sua origem. Kazuhide Tsujimoto conheceu um mestre de “Sanbasomawashi”, ao qual fez diversas entrevistas. Em 1999, Masako Nakauchi foi aceite como aprendiz, acompanhando-o durante três anos nos seus espectáculos, feitos segundo o velho costume, de casa em casa, e estudou as suas técnicas. Desde então tem transmitido esta forma de representar com marionetas, juntamente com os membros da Associação para a Renovação de Hakomawashi de Awa. No ano novo de 2010, visitou cerca de 900 casas, apresentado esta celebração de boa sorte.

Este grupo tem actuado no Japão e no estrangeiro, para além de ter participado em filmes, novelas e documentários. Fundou também uma classe dirigida a crianças, para continuar a transmissão desta arte às gerações futuras.

Vídeo














Sem comentários: