Criadores de Imagens

Portugal











Troiando - Lisístrata
MUSEU DA MARIONETA
Claustro
13 e 14 de Maio às 23h

Concepção e construção: José Carlos Barros Interpretação: José Carlos Barros e Fernanda Carvalho Público-alvo: M/14 Duração: 30 min. Idioma: Português

José Carlos Barros ocupa um lugar especial no teatro de marionetas e é com um especial prazer que o FIMFA volta a acolher um dos seus projectos.

"Troiando" é uma performance que parte do verdadeiro Cavalo de Tróia, recuperado em escavações arqueológicas no território da actual Turquia.

Durante mais de dois mil anos pensou-se que não passava de um mito e que, a ter existido, seria de madeira. Puro engano, hoje podemos afirmar que ele ainda existe e que é de bronze!

Maravilhem-se com o seu airoso porte passeando no claustro do Museu da Marioneta e surpreendam-se com as histórias gregas que transporta na barriga… uma espécie de livro em três dimensões, de banda desenhada… uma história sobre as mulheres e a abstinência sexual para que os maridos terminassem a guerra civil na Grécia… curiosos? Venham conhecer este peculiar cavalo…

Os Criadores de Imagens são uma trupe experimental de performers que cruza objectos animados com a figura humana. Têm a direcção artística de José Carlos Barros. É uma companhia itinerante e de repertório, assente num equilíbrio de representações entre a festa tradicional popular e os textos dramáticos, dando prioridade ao espírito Ibérico e à Lusofonia. O seu propósito é intervir com imagens animadas na arquitectura urbana ou rural e, por fim, organizar cortejos temáticos em parceria com outras instituições.

Sem comentários: