Residência de Criação Artística

Paulo Duarte Là Où - Marionnette Contemporaine
França










PLUG
CAMa – CENTRO DE ARTES DA MARIONETA
10 a 14 de Maio

Concepção: Paulo Duarte Colaboração artística: Renaud Herbin e Julika Mayer Universo sonoro/interfaces: Morgan Daguenet Desenho de Luz: Fabien Bossard

Durante o FIMFA vai desenvolver-se uma residência de criação artística do novo projecto de Paulo Duarte, “PLUG”.

“PLUG”, em fase inicial de criação, pretende questionar a errância do ponto de vista virtual, colocando em desafio este conceito, sob o olhar das novas tecnologias de comunicação. Estas são caracterizadas pela sua preocupação com a organização e eficiência, deixando, a priori, pouco espaço para o sentimento de errância. No entanto, o pensamento binário multiplicado ao infinito, a informação ilimitada, pode provocar esta vertigem interior que se aproxima da deriva.

Assim, os novos usos da internet requalificam a noção de errância e abrem-se a novas percepções de espaço/tempo e de subjectividade. Como vamos vaguear na própria rede? A errância virtual passa por efeitos de multiplicação do espaço, tempo e identidades. Num jogo heterónimo em que eu posso viajar, comunicar, partilhar, transformar-me. Cada um escolhe a sua imagem, a sua identidade, entre o falso e o real. A manipulação, a espontaneidade e a sua aplicação em rede, causa problemas entre o que é íntimo e o que é público.

PLUG” pretende criar no palco uma situação virtual, uma situação in loco. Como produzir um espaço-tempo e um estado de presença multiplicado?


Paulo Duarte é licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e é diplomado pela ESNAM - École Supérieure Nationale des Arts de la Marionnette de Charleville-Mézières. O seu estágio de Cenografia e Teatro Visual foi dirigido por Josef Svoboda e Leszek Madzik. Depois da passagem pela ESNAM alargou as suas experiências a diversos campos: cenografia, interpretação, encenação, concepção e construção de marionetas, objectos cénicos e teatro de objectos. Trabalhou com Roman Paska, Joan Baixas, Fanfare Mineable, CRÉA – Théâtre de Tournai, Zaven Paré, Allen Weiis, entre outros. Dirigiu diversos ateliers de formação no Institut del Teatre de Barcelona e no AMK (Turku, Finlândia).

Fez parte da Cie Pseudonymo e tem participado como actor-manipulador e construtor de marionetas em diversos projectos artísticos de outras companhias francesas, belgas, alemãs e espanholas, para além do desenvolvimento de projectos pessoais. O seu percurso desenvolve-se no cruzamento de diferentes linguagens artísticas.

Sem comentários: