Theater Taptoe

Bélgica

Geneviève… si chaste, si pure
TEATRO NACIONAL D. MARIA II Salão Nobre
27, 28 e 29 de Maio às 23h15

Autoria: Freek Neirynck Música: Erik Satie Cenografia e figurinos: Luk De Bruyker Marionetas: Dirk De Strooper Luz: Alain Ongenaet Intérpretes: Luk De Bruyker, Jan De Bruyne, Dirk De Strooper e Françoise Vanhecke (soprano) Encenação: Massimo Schuster (Théâtre de l’Arc-en-Terre, Marselha) Fotografias: Luk Monsaert Técnica: Teatro de Papel Público-alvo: M/12 Duração: 75 min. Idioma: Francês

Um Teatro de Papel apresentado por uma família aristocrata…
Teatro dentro do teatro. A antiga família aristocrática de Gand, Cocquyt de Boezinghe, convidou os seus amigos e familiares a visitarem o seu salão, para a representação da obra clássica Geneviève de Brabant, num magnífico teatro de papel. O mordomo Adelin, que dá as boas-vindas aos convidados, os espectadores, e os anuncia, com ou sem títulos de nobreza, fez quase tudo sozinho, um teatro ao estilo Belle Époque, com cenários e figuras, do mesmo calibre das mundialmente famosas Images Pellerin d’Epinal.

O pai, Jean-Baptiste Cocquyt de Boezinghe, um verdadeiro páter-famílias, representa a peça, juntamente com a sua filha Marie-Pharilde, o seu filho Pierre-Alain e o mordomo Adelin. Jean-Baptiste e a filha Cocquyt de Boezinghe interpretam ao vivo a partitura para piano de Erik Satie, da sua ópera inacabada para marionetas, tornando esta peça cómica, visual e textualmente, numa verdadeira festividade teatral… Mas o Theater Taptoe não seria o Theater Taptoe se não tivesse pensado em algumas transformações e variantes… por meios engenhosos, juntaram mecanismos e movimentos às figuras do seu teatro de papel, transformando-o num verdadeiro prodígio!

O Theater Taptoe apresentou esta peça na primeira edição do festival, com a qual maravilhou todos, pela sua mestria, humor e beleza. O FIMFA, ao saber que a companhia voltava a realizar este espectáculo, não resistiu a apresentá-lo novamente, por isso não percam está pérola…

“Foi magnífico. Não estávamos apenas atordoados de riso, mas também adorámos a concepção e os pormenores dos mais pequenos detalhes. As marionetas eram fantásticas, os actores inesquecíveis. Era tudo mais do que perfeito”. - VRT-Radio 3, Boudewijn Buckincx

No panorama europeu de teatro de marionetas, Theater Taptoe é uma das companhias mais reputadas, fruto de anos de investigação, inovação e de apresentação de espectáculos por todo o mundo, nos mais importantes festivais de teatro e de teatro de marionetas. As suas produções misturam actores e formas animadas (marionetas, sombras, objectos, etc.). A companhia festejou recentemente os seus 40 anos de existência e foi premiada por três vezes com o título de “Ambassadeur culturel de Flandre”.

Sem comentários: